Aldeias de Dornelas e Alturas do Barroso cumprem a tradição da festa de São Sebastião.
Corpo do artigo
As aldeias de Couto de Dornelas e Alturas da Serra, no concelho de Boticas, cumprem hoje, quarta-feira, a tradição e oferecem o almoço aos milhares de pessoas que por ali passam para participar na Festa de São Sebastião.
Com origem na época medieval, a festa homenageia São Sebastião, o santo dos animais e protector de males como a peste e a fome.
Segundo a lenda, a festa resulta de uma promessa feita pela população local que, em troca da protecção do santo contra a fome e a peste, decidiu oferecer um almoço anualmente a todos os que passassem pela região.
Na mesa de Dornelas, que pode atingir um quilómetro de cumprimento, vai servir-se pão, arroz e carnes cozidas em 20 potes de ferro.
Este ano a festa volta a realizar-se com a presença de um padre, depois de há cinco anos o então pároco da aldeia ter deixado de participar na romaria em litígio com a maioria da população.
O padre Fernando Guerra, que foi detido em Outubro por posse ilegal de armas, foi substituído por um novo sacerdote que, na Casa do Santo, vai benzer a carne, o pão e o arroz, que de seguida serão servidos a todos os peregrinos.
A Casa do Santo, construída em 1992 para servir de suporte à realização da festa, é um dos principais pontos de conflito entre a organização da festa e o padre Guerra.
As duas partes reclamam a posse do edifício, num conflito que se arrasta nos tribunais há vários dois anos.
Em Alturas do Barroso, a ementa do almoço é feijoada, servida também depois da missa em que se benze o pão, o vinho e as carnes.