A magia desta época festiva está de volta ao concelho graças às Aldeias de Natal em Valongo e Ermesinde, iniciativa promovida pela Câmara Municipal, que abriram nesta quinta-feira e se prolongam até ao dia 6 de janeiro.
Corpo do artigo
O concelho de Valongo iluminou-se a rigor para celebrar a época mais mágica do ano, convidando todos os habitantes a saírem à rua e aproveitarem os vários eventos agendados, com o Parque Urbano de Ermesinde e o Largo do Centenário, em Valongo, a serem os locais de passagem obrigatória pois voltam a ser palco das Aldeias de Natal.
Nestes espaços, os visitantes podem ver animação itinerante, as casinhas mágicas das associações locais, experimentar a gastronomia típica e comprar artesanato, andar de carrocéis e nos insufláveis, bem como ver o presépio ao vivo.
"Este ano decidimos aumentar o número de dias das Aldeias de Natal em Ermesinde e Valongo, principais centros urbanos do concelho e onde se concentra o comércio local, aumentando o investimento em iluminação com o objetivo claro de estimular a economia local e mais convívio da comunidade nesta época natalícia", avançou José Manuel Ribeiro, presidente da autarquia, completando: "O feedback da comunidade e do comércio local tem sido muito positivo, registando-se de ano para ano um aumento significativo da adesão da população que sai à rua para conviver e celebrar esta quadra festiva no concelho de Valongo".
A animação na época natalícia não se limita apenas a estes dois locais. No Museu Municipal de Valongo está patente ao público a tradicional exposição e venda de presépios, criados por artesãos do concelho e por alunos da Escola Básica Vallis Longus, que poderá ser visitada até dia 6 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12.30 e das 14 às 17.30 horas, e também nos próximos domingos 8 e 15, das 15 às 18 horas, sendo que alguns dos artesãos estarão a fazer trabalhos "ao vivo". Destaque para o presépio criado pela octogenária D. Clemência, que recria diferentes quadros bíblicos utilizando mais de mil figuras em croché.
O ciclo de concertos de Natal também volta a estar na programação, mas este ano com algumas nuances, pois serão apenas três. Nos domingos 8, na Igreja Matriz de Sobrado, e 22, na Igreja Matriz de Alfena, pelas 16 horas, atuam o "Duo Lírico", da soprano Filipa Lopes e do tenor Carlos Guilherme, acompanhados por Pedro Vieira de Almeida no piano, e a Banda Musical de São Vicente de Alfena. No dia 22, pelas 21.30 horas, na Igreja Matriz de Campo, estarão os cantores líricos e a Banda Musical de São Martinho de Campo e o Coro Infantil da Escola de Música.
Todas estas iniciativas da autarquia têm entrada gratuita.