
Foto: Arquivo
Estradas municipais e nacionais em diversos concelhos do Alentejo estão interditas à circulação rodoviária devido ao mau tempo, com troços ou pontes submersos, devido à subida dos caudais de ribeiras, informaram os respetivos municípios.
Em Évora, o Caminho Municipal 1088 (CM1088) que liga a freguesia de Canaviais e a cidade está interdito, por estar inundado devido à chuva, indicou o Serviço Municipal de Proteção Civil.
Em Montemor-o-Novo, no mesmo distrito, indicou à agência Lusa uma fonte da câmara municipal, a Estrada Municipal 537 (EM537) está cortada ao trânsito na zona conhecida como "Porto das Lãs", desde sexta-feira passada.
No distrito de Portalegre, no concelho de Avis, o trânsito está impedido em duas estradas e um caminho municipal, devido ao mau tempo e descargas efetuadas na Barragem do Maranhão.
Em comunicado na sua página de Internet, a Câmara de Avis explicou que a Barragem do Maranhão encontra-se a efetuar descargas, o que provocou a subida do caudal da Ribeira de Seda e a consequente interdição das pontes de Camões e da Ordem, que se encontram submersas.
A Ponte da Ordem fica situada na EM501, que liga a Estrada Nacional 370 (EN370) à localidade de Cabeção, concelho de Mora, enquanto a Ponte de Camões situa-se no caminho municipal entre Maranhão e Cabeção.
Também a Câmara de Mora, no distrito de Évora, alertou os seus munícipes para este corte do trânsito na Ponte da Ordem, por causa da subida das águas da Ribeira de Seda.
Fonte do Município de Avis disse à Lusa que a EM538, entre a freguesia rural de Figueira e Barros e Sousel, está igualmente cortada ao trânsito.
Fonte da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale de Sorraia disse à Lusa que a Barragem do Maranhão efetuou descargas na sexta-feira e na última madrugada.
A Barragem de Montargil, também no distrito de Portalegre, efetuou descargas na noite passada, acrescentou a fonte.
No concelho de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, o mau tempo obrigou ao encerramento de quatro estradas que se encontram submersas devido à subida dos caudais nas últimas horas.
O Serviço Municipal de Proteção Civil indicou que, por questões de segurança, foi encerrada hoje ao trânsito a EM1 entre Alberge e Casebres, assim como as vias de acesso a Santa Catarina de Sítimos (CM1071), entre Arêz e Vale de Guizo (EN382) e o acesso a São Romão do Sado (EN262).
Devido ao deslizamento de terras e pedras na encosta do Castelo de Alcácer do Sal, está condicionado o trânsito na estrada junto ao Bairro da Graça e na estrada de Santa Luzia.
No concelho de Santiago do Cacém, registaram-se quedas de árvores e inundações, sendo os casos mais preocupantes a EN261, entre Santiago do Cacém e São Domingos, e a estrada que liga Abela a São Domingos, que se encontram submersas.
"Ainda temos um pequeno troço da EN261 submersa, em direção a São Domingos, e na zona da Abela porque é um caudal de água muito grande que está a passar nas ribeiras, mas está tudo sinalizado", explicou à Lusa o comandante dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém, Pedro Torrão.
No distrito de Beja, o vice-presidente da Câmara de Castro Verde e responsável do Serviço Municipal de Proteção Civil, David Marques, indicou que foi hoje cortada ao trânsito a ponte entre os Geraldos e o Monte Cerro, assim como o acesso entre o Rolão e os Viseus, "devido às condições meteorológicas e ao aumento do caudal da Ribeira Maria Delgada".
No mesmo concelho, já estavam estão cortadas ao trânsito a ponte entre Aivados e Conceição (no concelho de Ourique), por causa do aumento da Ribeira de Aivados, e a estrada que liga Entradas a São Marcos da Ataboeira, com a subida dos caudais das ribeiras Maria Delgada e de Cobres.
"Todas estas pontes sempre tiveram este perfil. Estão em leito de cheia e, quando há precipitação elevada e concentrada, ficam submersas", disse David Marques, realçando que as povoações têm alternativas de circulação.
No concelho de Alvito, distrito de Beja, o trânsito está hoje interdito na Ponte do Azinhal, perto de Vila Nova da Baronia, devido à subida do caudal da ribeira, e, esta manhã, a ligação entre a sede de concelho e Beja pela EN257 ficou impedida ao trânsito a partir das 09:00 na sequência da queda de uma árvore na via.
Portugal continental está a ser afetado pelos efeitos da passagem da depressão Joseph com chuva, vento, neve e agitação marítima, tendo sido emitido vários avisos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, durante o dia de hoje haverá uma acalmia, mas o estado do tempo vai agravar-se a partir das 00:00 de quarta-feira.
