A Proteção Civil dos Açores e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera alertaram para as previsões de chuva "pontualmente forte" e trovoada em São Miguel e Santa Maria, até às 00.00 horas de quarta-feira.
Corpo do artigo
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou aquelas duas ilhas do grupo oriental dos Açores sob aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro, as previsões apontam para "precipitação pontualmente forte" e "trovoadas frequentes e dispersas".
Por causa destas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores já emitiu um alerta recordando que "o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados" em "particular nas zonas mais vulneráveis".
A proteção civil alerta que "a aproximação e passagem de uma linha de instabilidade deverá provocar um agravamento do estado do tempo nas ilhas do grupo oriental", aconselhando, por exemplo, "a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento."
Devem ser limpos os sistemas de drenagem, consolidados os telhados, portas e janelas e feita "uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas".
A proteção civil pede ainda "especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas" e desaconselha a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.