O concelho de Alfândega da Fé dispõe, a partir desta segunda-feira, de um novo espaço de coworking, um local partilhado para trabalhar, que resulta de uma parceria entre o Câmara e a Associação Industrial e Comercial (AICAF).
Corpo do artigo
Trata-se de um espaço incluído na Rede Nacional de Espaços de Teletrabalho/Coworking nos Territórios do Interior onde são disponibilizados computadores, internet, impressora e outras tecnologias, bem como área de reuniões. O município quer que seja “um ponto de trabalho para funcionários da administração pública, que pretendam instalar-se no concelho, mas também empreendedores, freelancers e pequenas empresas”, indicou uma fonte da autarquia.
Com a inauguração do espaço cowork, o município, liderado por Eduardo Tavares, espera que Alfândega da Fé dê “um passo importante rumo à modernização e ao desenvolvimento e abre uma grande oportunidade para os trabalhadores e empresários que pretendam dar um novo rumo à sua atividade profissional e desenvolver novos projetos profissionais e pessoais”.
O presidente da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIMTTM), Pedro Lima, indicou que neste território de nove municípios “apenas dois ainda não dispõem de espaço co-working, nomeadamente Mogadouro e Vinhais”.
Pedro Lima admite que “a procura por estes espaços não é intensa, mas vai acontecendo e basta ter a presença quase permanente de uma ou duas pessoas que já justifica o investimento e revela a necessidade de ter o coworking”.
Fez três anos em Abril que foi lançada a rede nacional de espaços de co-working "Teletrabalho no Interior. Vida Local, Trabalho Global", pelo Ministério da Coesão Territorial do anterior governo liderado por António Costa, eleito pelo Partido Socialista. Na primeira fase da rede, estavam previstos abrir 57 espaços em outros tantos municípios: 18 na Região Norte, 25 no Centro, 3 no Alentejo e 11 no Algarve.
Tratam-se de serviços na alçada dos municípios, cuja taxa de ocupação no distrito de Bragança é variável, intermitente nos concelhos mais pequenos e mais forte na cidade de Bragança, segundo apurou o Jornal de Notícias.