Alfândega da Fé cria Parque Micológico para preservar e divulgar cogumelos selvagens
A Câmara Municipal de Alfândega da Fé transformou a mata de Alvazinhos num Parque MicoloÌgico, por ser um local de exceleÌ‚ncia para a descoberta de cogumelos e tambeÌm de espeÌcies autoÌctones de flora e fauna.
Corpo do artigo
No local foi realizada uma intervenção alargada, financiada através do programa Compete2020/REACT-EU, que permitiu requalificar a mata e criar infraestruturas de apoio ao visitante.
“O Parque Micológico de Alvazinhos é um novo espaço de atração turística no concelho de Alfândega da Fé. Os amantes da natureza, os aficionados da micologia e todas as pessoas que gostem ou procurem conhecer melhor as espécies de cogumelos, têm aqui o local ideal para o fazer. Ao longo do tempo vamos replicar Passeios e Workshops de Micologia, bem como outras iniciativas, dedicadas às escolas e o público geral, para dinamizar e dar a conhecer este importante espaço natural do nosso concelho, educando e sensibilizando os mais jovens para a importância da conservação de espécies autóctones e para a sustentabilidade do meio ambiente”, explicou Eduardo Tavares, presidente Câmara Municipal de Alfândega da Fé.
São cerca de 45 hectares com quatro bosques, com árvores de espécies autóctones como o sobreiro, a azinheira, o pinheiro-bravo, o castanheiro, o carvalho, entre outras, e que são o habitat natural de várias espécies de fauna e micológicas.
O local possui 2,8 km de percurso interno, que se encontra devidamente sinalizado, e duas zonas de lazer e fruição da natureza, que convidam à descoberta. Para complementar foi também criado o centro interpretativo da micologia, pensado para a realização de atividades de dinamização do parque.
Há também possibilidade de fazer uma visita virtual pelo parque, com ajuda de realidade aumentada, para aceder a informação sobre as espécies de cogumelos em cada bosque.