Alheira de Mirandela gera impacto económico superior a 30 milhões de euros
Ao longo do ano de 2024, foram produzidos mais de cinco milhões de quilos de alheira em Mirandela, numa fileira com mais de 700 postos de trabalho. Naquele concelho transmontano, este setor atinge já um volume de negócios ultrapassa os 30 milhões de euros anuais. Feira dedicada aquele enchido começa na quinta-feira.
Corpo do artigo
A terra da alheira soube aproveitar a fama do seu produto de tal forma que já poucos duvidam que o ex-líbris gastronómico de Mirandela é a maior fonte de riqueza do concelho. “É um setor cujo volume de negócios ultrapassa os 30 milhões de euros anuais, conta com 760 postos de trabalho, contribuindo de forma significativa para a economia local e o desenvolvimento da região”, resume Vítor Correia, vereador da autarquia local.
Atualmente, Mirandela possui 12 cozinhas regionais e sete unidades industriais dedicadas à produção de alheiras, sendo cinco delas certificadas com Indicação Geográfica Protegida (IGP), revela a Associação Comercial e Industrial de Mirandela, entidade gestora da Alheira de Mirandela IGP – selo atribuído pela União Europeia, em 2016 – o produto que mais vende em Portugal.
Segundo a Tradição e Qualidade, em 2024, foram certificadas perto de seis milhões de unidades daquele enchido.