A atriz Cris Lhorca encarna, a partir desta quinta-feira, Brites de Almeida, mais conhecida como a "padeira de Aljubarrota", que, reza a lenda, encontrou sete castelhanos, escapados à morte no campo de batalha, escondidos no forno e tratou-lhes da saúde. Este ano, a recriação histórica Aljubarrota Medieval decorre entre as 11 e as 24 horas, até domingo, e assinala os 640 anos da batalha em que os portugueses derrotaram os castelhanos, graças à estratégia de D. Nuno Álvares Pereira.
Corpo do artigo
Com seis dedos em cada mão, bigode e dentes podres, a famosa "padeira de Aljubarrota" vai andar pelas ruas da freguesia do concelho de Alcobaça a contar as suas "venturas e desventuras" aos visitantes.
"Como os homens tinham fome, fui à padaria buscar pão, e ouvi uma língua estranha. Foi quando encontrei os sete castelhanos escondidos no forno, que levaram com a pá e ficaram caidinhos que nem uns pardalinhos", relata a "padeira". "Depois, chamei as mulheres para defenderem a vila, e andámos à procura de mais, em todos os buraquinhos. Há, por isso, quem diga que estas ruas foram feitas com algumas ossadas", conta. "E foi assim que iniciei o feminismo", remata, sorridente.