
O Governo está a procurar uma alternativa à fusão do Metro do Porto e da STCP. A proposta de fusão foi apresentada no Plano Estratégico de Transportes, em outubro do ano passado.
O Governo pretende encontrar uma solução alternativa à fusão do Metro do Porto e da STCP. O Executivo questionou o Instituto Nacional de Estatística (INE) e a Direção-Geral do Orçamento (DGO) sobre o tema.
A fusão do Metro do Porto com a STCP foi apresentada pelo Governo em outubro do ano passado, no Plano Estratégico dos Transportes (PET). No documento, estão também previstas as fusões do Metropolitano de Lisboa com a Carris e da Transtejo com a Soflusa.
Em Lisboa, o processo já está nas mãos do Presidente da República. A 15 de março, o Governo aprovou, em Conselho de Ministros, a acumulação de funções dos membros executivos dos conselhos de administração do Metropolitano de Lisboa e da Carris. As duas empresas passam a ter, assim, uma administração comum. O documento que dá conta destas alterações está, neste momento, à espera da promulgação do Presidente da República.
Relativamente à fusão do Metro do Porto com a STCP, a intenção do Governo era avançar com o processo até ao final de abril, segundo declarou o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes, na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros de 15 de março.
Contudo, a situação na cidade do Porto é mais complexa. A atividade do Metro do Porto está subconcessionada ao privado ViaPorto, do grupo Barraqueiro. Para além disso, 40% do capital da empresa pertence à Junta Metropolitana do Porto.
Assim, o Executivo está a estudar a possibilidade de lidar com o processo de uma forma alternativa. O Governo aguarda respostas do INE e da DGO para avançar com soluções.
Relativamente à fusão entre a Transtejo e a Soflusa, o Governo estima que o processo esteja pronto ainda antes do Verão.
