Alto Minho com diagnóstico de proximidade em endoscopia e colonoscopia
A população de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Paredes de Coura, Ponte de Lima e Monção, em Viana do Castelo, vai ter ainda este mês disponíveis novos meios complementares de diagnóstico de proximidade, de endoscopia e colonoscopia, em regime convencionado com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a ADSE.
Corpo do artigo
Os serviços foram inaugurados, na sexta-feira, no hospital de S. José, da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez. Até agora, os utentes tinham de se deslocar para zonas mais afastadas e estavam sujeitos a maior tempo de espera para beneficiar desse tipo de exames.
"O nosso objetivo é proporcionar à população saúde com proximidade. Este tipo de exames acaba por ser todo aqui", afirma o provedor da Santa Casa de Arcos de Valdevez, Francisco Araújo. Na cerimónia de assinatura do acordo, notou que as novas valências vão complementar a oferta do hospital de S. José, que passa a dispor de serviços de "imageologia, TAC, RX, consultas especializadas, mamografia, gastroenterologia e fisioterapia e um conjunto vasto de análises clínicas".
"No ano transato foram disponibilizados serviços e houve uma procura de mais de 11 mil pessoas. Atos médicos, consultas especializadas, e com os meios complementares de diagnóstico, foram mais de 24 mil atos médicos que o hospital disponibilizou", indicou, considerando que, com "uma oferta mais agregada", que agora também contempla fisioterapia e gastroenterologia, "é expectável que mais pessoas procurem a instituição".
"O hospital de S. José serve a população de Arcos de Valdevez e também é muito procurado por Ponte da Barca e também pelas freguesias limítrofes de Paredes de Coura, de Ponte de Lima e mesmo de Monção", frisou, acrescentando: "Isto é muito importante para todos nós que com maior facilidade temos acesso a estes meios de saúde, evitando deslocação principalmente para a nossa população idosa".
O presidente da câmara de Arcos de Valdevez, Olegário Gonçalves, destacou a importância destes novos serviços para a população, pela proximidade, e também por constituírem possibilidade de criação de novos postos de trabalho.