Um aluno da Escola Secundária Alves Martins, de Viseu, vai apresentar, na próxima segunda-feira, a instalação artística intitulada Corpo ao Cubo, durante a qual vai ficar nove horas ininterruptas sem falar, sem comer e sem beber. O aluno estará acompanhado por um fisiologista e uma nutricionista.
Corpo do artigo
O autor da instalação, Lucas F. Oliveira, de 17 anos e aluno do 12.º ano do Curso de Artes Visuais, explicou que o objeto artístico “explora um estado em que corpo e espaço são unos e contínuos”, pode ler-se no comunicado de Imprensa do estabelecimento de ensino. O público “é convidado a ouvir, em tempo real, os batimentos cardíacos do corpo e participar na dimensão sensorial e imediata em que existe”.
Cubo de ferro
A instalação tem a forma de um cubo de ferro com três metros e estará exposta ao ar livre, na entrada principal da Escola Secundária Alves Martins, entre as 8 e as 17 horas. Lucas está a terminar o Secundário e assume-se como um “apaixonado pela criação artística e estética e pelo exercício crítico e criativo, na sua experiência com o mundo e com os outros”. O projeto Corpo ao Cubo integra os trabalhos finais das disciplinas de Oficina de Artes e de Oficina Multimédia.
Esta apresentação pública pretende ser “um manifesto sobre arte e um gesto de despedida” do aluno, que deseja prosseguir os estudos na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.