
Alunos da Escola Básica D. Pedro I celebram Camões na Gala Camoniana
Direitos Reservados
Os alunos do Agrupamento de Escolas D. Pedro I, em Canidelo, no concelho de Gaia, celebraram, esta terça-feira, o poeta Luís Vaz de Camões com a realização da Gala Camoniana, com dança, teatro e declamação de poesia. A gala teve lugar na Associação Recreativa de Canidelo.
Corpo do artigo
A gala foi o culminar do trabalho feito ao longo do ano letivo e que envolveu toda a comunidade escolar. No âmbito da comemoração dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, os estudantes do Agrupamento de Escolas de D. Pedro I, em Gaia, visitaram os espaços onde se moveu o escritor, assistiram a peças de teatro, promoveram leituras e declamações de poemas e até criaram micro-sites sobre a vida e a obra do poeta. Esta homenagem envolveu todos os níveis de ensino e as diferentes disciplinas, permitindo aprofundar o conhecimento que os jovens possuíam de Camões.
A Gala Camoniana, que decorreu esta terça-feira, foi o esforço último de prestar um singelo tributo ao escritor de Os Lusíadas, pondo em cena uma peça de cariz biográfico que dá testemunho da vida venturosa e atribulada do Príncipe dos Poetas. A peça foi escrita e encenada pelos professores do Agrupamento de Escolas de D. Pedro I e protagonizada pelos alunos. A gala contou, também, com um programa musical diversificado, onde os jovens brilharam, inspirados no espólio literário camoniano.

