Os portugueses Diogo Pinto e Loris Sgroj, formados no CENFIM de Amarante, conquistaram a medalha de ouro em Robótica Industrial no EuroSkills Herning 2025, concurso realizado na Dinamarca. A dupla superou 12 equipas europeias e garantiu o lugar mais alto do pódio para Portugal.
Corpo do artigo
A 9.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões reuniu, durante três dias, 600 jovens de toda a Europa em 13 áreas profissionais. A seleção portuguesa contou com 15 participantes e regressa a casa com sete medalhas: duas de ouro, uma de prata e quatro de excelência.
Além de Diogo Pinto e Loris Sgroj, também Marco Malheiro, do CENFIM de Arcos de Valdevez, alcançou ouro na profissão de Soldadura, destacando-se entre 15 concorrentes europeus.
A medalha de prata foi conquistada pela dupla Diogo Botelho e Simão Alves, do CENFIM de Torres Vedras, na área de Mecatrónica Industrial, onde enfrentaram 19 equipas. Os dois jovens foram ainda distinguidos com o prémio "Melhor da Nação", por terem obtido a pontuação mais elevada da delegação portuguesa.
As medalhas de excelência foram atribuídas a Alexandre Ribeiro (IEFP de Vila Real, Instalações Elétricas), Dmitry Zhivitsa (IEFP de Águeda, Fresagem CNC), Nelson Ribeiro (CENFIM de Amarante, Controlo Industrial) e Leonor Silva (IEFP Entre Douro e Vouga, Cabeleireiro).
A competição, que celebra o talento e a valorização da formação profissional, terá a sua próxima edição em Dusseldorf, Alemanha, em 2027. Já os vencedores de Herning vão disputar o WorldSkills 2026, em Xangai, a nível mundial.
Portugal prepara-se também para receber, entre 4 e 8 de novembro de 2025, em Lisboa, a WorldSkills Commemorative Edition 1950/2025, uma competição híbrida que recriará as seis profissões da primeira edição da WorldSkills, realizada em 1950.