Estudantes apontam que o teto da universidade está a cair e que, recentemente, uma parte do telhado lhes caiu em cima.
Corpo do artigo
Um grupo de estudantes de Arquitetura na Universidade de Coimbra reclama da falta de condições no departamento, apontando para a degradação da faculdade. A Reitoria da Universidade de Coimbra assegura que o departamento tem sido intervencionado.
"O ano passado caiu o telhado com alunos dentro do departamento", acusa o grupo de estudantes, que preferiu não se identificar. Infiltrações, teto caído em zonas como a casa de banho e os claustros e água a cair nas salas são alguns dos problemas apontados pelos alunos. "Há salas em que chove lá dentro e buracos no teto. O edifício está a cair aos bocados", salientam.
Esta já não é a primeira vez que os estudantes de Arquitetura reclamam pela falta de condições nas instalações. Em abril, o Núcleo de Estudantes lançou a iniciativa "MuD'ARQ", na qual espalharam fotografias do departamento pela cidade e fizeram uma manifestação que juntou centenas de pessoas, à qual chamaram de "Arquitetos sem Teto", marchando desde o departamento (na Alta Universitária) até à Câmara Municipal de Coimbra.
Problemas sinalizados
Contactada pelo JN, fonte da Reitoria da Universidade de Coimbra salienta que alguns dos problemas do Departamento de Arquitetura já foram sanados e "que está, e estará, atenta e a acompanhar as situações que afetam os espaços na sua tutela, procurando sempre a segurança da comunidade universitária". Acrescenta ainda que as situações que se verificam nas casas de banho e nos claustros "estão já sinalizadas e com a resolução em curso". Relativamente a infiltrações nas salas, a fonte assegura já ter havido uma primeira intervenção.
O edifício onde está o Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra data do século XVII, tendo sido anteriormente o Liceu Nacional de Coimbra e as enfermarias do antigo hospital (entre 1855 e 1987). Está dedicado ao ensino da Arquitetura desde 1988.