Alunos de Bragança juntaram-se para fazer projeto que liga as escolas por ciclovia
Alunos dos três agrupamentos de escolas de Bragança juntaram-se para criar e desenvolver um projeto que propõe a ligação dos estabelecimentos de ensino por uma ciclovia, que acabou por ser um dos seis vencedores a nível nacional da iniciativa AtiveLab lançado pela associação ambientalista Zero.
Corpo do artigo
O projeto “KmZero” resultou da coligação das escolas secundárias Abade de Baçal, Emídio Garcia e Miguel Torga, com o objetivo de para fazer um trabalho de lóbi junto do Município de Bragança para exigir uma rede mais completa de ciclovias na cidade e, assim, “chamar a atenção para a necessidade de ter uma mobilidade mais sustentável e saudável”, explicou Cristina Falcão, professora de Física da Escola Secundária Miguel Torga.
A missão dos estudantes era a de simular um projeto de ativismo ambiental e foram os próprios jovens que decidiram juntar as três escolas. “Chegou-se ao projeto ‘KmZero’, relacionado com a questão da emissão de dióxido de carbono e dos transportes, a mobilidade, as ciclovias. Concluiu-se que numa cidade pequena como a nossa há algumas ciclovias, mas não estão ligadas e não chegam às escolas”, acrescentou Cristina Falcão.