Equipa do Instituto Politécnico venceu prova de manipuladores robóticos industriais.
Corpo do artigo
Um robô que identifica bananas verdes e maduras e que as embala em caixas separadas valeu à equipa ProBots@IPLeiria, constituída por alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), a vitória na prova de manipuladores robóticos industriais do Festival Nacional de Robótica 2025, realizado recentemente no Funchal. Marcella Calvacanti e Abel Teixeira, dois dos elementos da equipa, explicam que o desafio da prova passava por criar uma solução, recorrendo a um manipulador robótico, para o embalamento de bananas da Madeira.
Abel conta que inicialmente planearam desenvolver uma garra que pegasse no cacho em suspensão, mas acabaram por descartar essa opção, porque perceberam que dessa forma "as bananas podiam ser danificadas". Já no decorrer da competição, avançaram com outra solução, com um mecanismo que pega os cachos no tapete, "como se uma pá", e os coloca na caixa.
"Associámos a componente da visão computacional, com a introdução de uma câmara que permitia identificar se as bananas estavam verdes ou maduras e, dessa foram, colocá-las em caixas separadas", acrescenta Marcella, estudante de doutoramento.
Tanto Abel Teixeira como Marcella Cavalcantti apontam o prazo como uma das principais dificuldades, já que os concorrentes tiveram apenas uma semana para resolver o desafio, desenvolver uma solução e testá-la. "Foi uma corrida contra o tempo, porque o desafio era complexo", alega Marcella Cavalcantti.
Quanto à aplicabilidade da solução que apresentaram, os alunos acreditam que, "com ajustes", o mecanismo criado pode ter aplicação prática, nomeadamente, no embalamento de bananas. "Será necessário, por exemplo, ajustar a calibração. Feita essa adaptação, o robô pode cumprir a função para a qual foi desenvolvido. Era bom que acontecesse", diz Abel.
Da equipa ProBots@IPLeiria fizeram parte ainda David Pereira e João Fernandes, alunos do mestrado em Engenharia Eletrotécnica, e o professor Hugo Costelha.