Começaram com uma simples apresentação para a turma numa aula de História e nunca pensaram que se tornasse em algo tão notável. A peça "Recriar Abril", protagonizada pelos alunos do 10.º O da Escola Secundária de Rio Tinto, Gondomar, celebra os 50 anos da Revolução dos Cravos e sobe ao palco nesta quarta-feira.
Corpo do artigo
A peça de teatro foi construída de raiz pelos estudantes, depois de um desafio lançado pela professora de História, Sara Botelho. Nem a docente esperaria que o trabalho atingisse um nível tão elevado, cativando a turma aquando da sua apresentação inicial. "Se gostaram tanto, por que não apresentamos algo para toda a escola?", questionou a professora, que viu os alunos "aderiram imediatamente à ideia".
"Organizaram-se bem e perceberam as capacidades de todos, sem deixar ninguém para trás", realçou Sara. Mesmo que nunca tenha duvidado das capacidades do seus alunos, a professora de história, nunca pensou que o projeto "tomasse estas proporções". "Mas o mérito é totalmente deles", sublinhou.