Mais de mil alunos do quarto ano de Santa Maria da Feira vão ter acesso a aulas grátis de natação uma vez por semana. O programa municipal arranca em outubro e as aulas são às 9.45 horas ou às 10.30 horas.
Corpo do artigo
Mais de mil alunos dos agrupamentos do quarto ano de Santa Maria da Feira vão ter acesso a aulas grátis de natação uma vez por semana. Trata-se do programa municipal “Natação para todos”, com o objetivo de “promover os benefícios físicos, cognitivos e sociais da participação” em atividades deste tipo. As aulas arrancam em outubro, às 9.45 horas ou às 10.30 horas.
A iniciativa durará um semestre e destina-se aos alunos do 4.º ano de escolaridade inscritos nas AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular), incluindo alunos com necessidades educativas especiais. Em colaboração com a empresa municipal Feira-Viva, a autarquia garante assim o acesso às piscinas municipais e o apoio de professores especializados.
Agrupamentos recetivos
O presidente da Câmara, Amadeu Albergaria, esclarece que o programa encontra-se “na fase de divulgação da oferta e distribuição das turmas pelos respetivos horários, piscinas e semestres”, prevendo iniciar as aulas de natação em outubro.
“A recetividade dos agrupamentos tem sido bastante positiva. Muitos têm mostrado interesse e entusiasmo pela introdução deste programa e reconhecem a importância de incluir atividades de natação na planificação das AEC”, refere o autarca. Amadeu Albergaria adianta que o programa foi desenvolvido “com a consulta de especialistas na área da natação”, realçando que “a análise dos resultados e das respostas, quer das escolas quer dos alunos, serão determinantes para a sua continuidade”.
Pais consideram oferta como uma “mais-valia”
O vice-presidente da Federação de Associações de Pais, Paulo Fortunato, considera que a oferta extracurricular “será garantidamente uma mais-valia, desde que a gestão da atividade esteja em sintonia com as famílias” e lembra a importância de “garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem”.