Amadeu Albergaria é o candidato do PSD à presidência da Câmara da Feira
Amadeu Albergaria, atual presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, é o candidato escolhido pelo PSD para encabeçar a corrida à presidência da autarquia feirense nas próximas eleições autárquicas.
Corpo do artigo
A apresentação oficial da candidatura está marcada para o próximo dia 12 de junho, pelas 21 horas, no Cineteatro António Lamoso.
"Candidato-me porque conheço bem este concelho, os seus desafios e as suas oportunidades e, sobretudo, conheço as pessoas que todos os dias constroem o concelho que somos e com quem quero trabalhar lado a lado”, justifica Amadeu Albergaria.
O candidato diz acreditar que a sua "experiência autárquica permite a tomada de decisões com realismo, responder com eficácia e liderar de forma estratégica".
"Mas é a ligação que sinto a este concelho, verdadeira e vivida no dia a dia, que dá sentido a esta decisão", acrescenta, realçando que gosta "profundamente deste território". "É aqui que me realizo, que me envolvo, que quero continuar a servir”, refere.
“Santa Maria da Feira é hoje um concelho liderante, com obra feita e com um rumo definido. Quero continuar a trabalhar com seriedade e proximidade, ao lado das pessoas, das instituições e das empresas, assegurando que o que ainda falta fazer será tratado com o mesmo rigor e compromisso”, disse o candidato do PSD.
Amadeu Albergaria assumiu a presidência da Câmara em janeiro de 2024, na sequência da suspensão do mandato de Emídio Sousa, que foi cabeça de lista do PSD por Aveiro nas eleições legislativas desse ano.
Natural de Santa Maria da Feira, Albergaria nasceu em 1977 e é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Exerceu advocacia antes de se dedicar em exclusivo à política.
O seu percurso político está ligado ao concelho e ao Partido Social Democrata. Foi vereador da Educação, Cultura, Desporto e Juventude entre 2003 e 2009 e deputado à Assembleia da República pelo círculo de Aveiro durante uma década, de 2009 a 2019, onde também desempenhou funções como vice-presidente do grupo parlamentar do PSD. De 2013 a 2021, presidiu à Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira.
Em 2021, Amadeu Albergaria regressou ao executivo camarário como vice-presidente e vereador com o pelouro das Obras Municipais. Três anos depois, assumiu a presidência da autarquia.