O poeta Amadeu Baptista foi o vencedor da edição inaugural do Grande Prémio de Poesia Gil Vicente, uma distinção literária instituída pelo Município de Guimarães em parceria com a Associação Portuguesa de Escritores (APE).
Corpo do artigo
O reconhecimento assentou na obra antológica do autor, “Danos Patrimoniais”, da Edições Afrontamento, que reúne poemas dos diversos livros que publicou até 2022 (quase todos esgotados).
Na entrega do prémio, no valor de 12 500 euros, o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, sublinhou a importância da criação literária para a identidade cultural de Guimarães, considerando que é celebrada "a excelência da poesia portuguesa e o compromisso do Município com a cultura e o pensamento". O autarca lembrou as raízes vimaranenses de Gil Vicente, dizendo que o dramaturgo “representa a força criadora que nos inspira a ligar tradição e modernidade, palavra e comunidade.”
Instituído através de protocolo entre o Município de Guimarães e a APE, aprovado em fevereiro de 2025, o Grande Prémio de Poesia Gil Vicente pretende distinguir anualmente obras poéticas em formato de antologia ou obra completa de autor.