Amadora-Sintra teve problema informático pontual não relacionado com a falha global
O Hospital Amadora-Sintra teve, nesta sexta-feira, um problema informático pontual num "data center", que já está resolvido e que não esteve relacionado com a falha global que afeta sistemas da Microsoft, segundo fonte oficial da instituição.
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O esclarecimento surge depois de o Ministério da Saúde ter revelado, à Lusa, que o hospital teria sido afetado pelo problema informático global.
Nos centros de saúde, até ao momento, não há registo de falhas.
Contactada pela Lusa, fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse que as comunicações estão a funcionar normalmente.
O número de emergência 112, que é gerido pela PSP, está também a funcionar normalmente, o mesmo acontecendo com a rede de segurança interna.
Na Justiça, até às 10 horas, também não tinham sido relatados quaisquer problemas.
A falha no sistema Microsoft está a afetar hoje empresas e companhias aéreas e de telecomunicações em todo o mundo.
Em Portugal, a ANA - Aeroportos Nacionais já admitiu que são esperados constrangimentos nos aeroportos nacionais já que há companhias aéreas e empresas de 'handling' afetadas pela falha global no sistema da Microsoft, pedindo aos passageiros que se informem sobre o estado dos seus voos.
Em resposta à Lusa, a ANA - Aeroportos Nacionais explica que algumas companhias aéreas e empresas de assistência em terra ('handling') estão a ser afetadas devido a uma falha informática o que está a causar constrangimentos, nomeadamente no 'check-in' e no embarque de alguns voos.
A gestora aeroportuária adiantou que "o sistema informático dos aeroportos portugueses não foi afetado diretamente".
De acordo com o site Downdetector, que monitoriza em tempo real problemas deste género, há relatos em Portugal de problemas em empresas de comunicações como a NOS, Vodafone e a MEO, assim como no banco Santander