O Município de Amarante desafiou professores e restante comunidade escolar para uma reflexão de dois dias sobre Inteligência Artificial. A discussão decorrerá ao longo de uma conferência creditada com Ação de Curta Duração (ACD).
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Intitulada por “INQUIETAR – o cerne da educação”, a conferência decorre na próxima sexta-feira e sábado, 5 e 6 de abril, no Cine-Teatro de Amarante.
Miguel Herdade, diretor associado no Ambition Institute no Reino Unido, e Goreti Marreiros, presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial, são dois oradores de um leque de convidados onde pontificam cientistas, pensadores e profissionais com várias perspetivas e conhecimentos sobre o tema.
Na conferência serão abordados temas como os potenciais impactos da Inteligência Artificial na relação entre professores e alunos, a integração da Inteligência Artificial no processo educativo e os desafios éticos e legais que surgem com o uso da Inteligência Artificial no ensino.
A iniciativa é organizada pela Câmara de Amarante em parceria com o Instituto +Liberdade e o Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, Agrupamento de Escolas Teixeira de Pascoaes, Escola Secundária de Amarante, Colégio de São Gonçalo, CENFIM, EPALC, Externato de Vila Meã e Conservatório de Amarante.
As inscrições estão disponíveis online. O valor de inscrição para um dia é de 7,5 euros e de 10 euros para os dois dias com coffee breaks incluídos.
Programa
A 5 de abril, primeiro dia da conferência, Luís Valente, investigador do Centro de Investigação “Metaforma”, no Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho; Cláudia Torres, coordenadora do projeto #Estudoemcasa, e Luís Miguel Ribeiro, presidente da Associação Empresarial de Portugal, discutem os “Modelos e inovações” na educação, enquanto o tema da “Inteligência Artificial: Transformando a Educação” será discutido por Goreti Marreiros, presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial; Ana Paula Rocha, professora auxiliar no departamento de Engenharia Informática da Universidade do Porto; Carlos Ceia, diretor do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS), desde 2014, onde dirige o grupo de investigação Teacher Education and Applied Language Studies (TEALS); e Joana Martinho Costa, vogal da Comissão Instaladora do ISCTE-Sintra, diretora da Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas.
O último painel do primeiro dia da conferência junta André Barata, professor na Universidade da Beira Interior, que dirige atualmente a Faculdade de Artes e Letras e Bruno Miranda, da Microsoft.
No sábado, 6 de abril, debate-se a “Inteligência Artificial: Transformação e Adaptação” com Carlos Coelho, diretor de Inovação e Conhecimento da Morais Leitão, Galvão Teles, da Soares da Silva & Associados – Sociedade de Advogados; Rita Paula Ribeiro, investigadora sénior do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computação, Tecnologia e Ciência (INESCTEC), e Bernardo Caldas, especialista em Dados e Inteligência Artificial.
O evento termina com o painel “Inteligência Artificial: Desafios de uma sala de aula” que junta Miguel Herdade, diretor associado no Ambition Institute no Reino Unido; Gonçalo Aires, tutor pedagógico da Teach For Portugal; Fernando Moreira, professor associado no Departamento de Economia, Gestão e Informática (DEGI) na Universidade Portucalense, e Ana Batista, embaixadora digital no Centro de Formação da Associação de Escolas de Amarante e Baião.