Aproximar a população dos rios, dando a descobrir zonas ribeirinhas ainda pouco exploradas, é o principal objetivo da agenda “Segredos do Cávado e Homem”, promovida pela Câmara de Amares, que pretende aliar o contacto com a natureza e a sensibilização ambiental.
Corpo do artigo
O próximo evento acontece já no sábado, na zona de lazer do Trigo, na freguesia de Bico, junto ao rio Homem. A partir das 14 horas, no âmbito do “Rios d’Amares Aquafest – Reviver o Rio Trigo”, vai ser possível experimentar várias atividades, como canoagem, stand up paddle, tiro ao alvo e jogos tradicionais, além de um trampolim gigante e um insuflável aquático.
“Queremos dar a conhecer zonas recônditas de Amares, que têm grande beleza natural e são lugares absolutamente fabulosos. A nossa intenção é dinamizar os vários espaços ribeirinhos, levando as pessoas até ao rio”, explicou esta terça-feira o vereador do Ambiente da Câmara de Amares, à margem da apresentação do evento. Vítor Ribeiro sublinhou que as iniciativas pretendem “fomentar o contacto com a natureza” e a “sensibilização ambiental”, através de “atividades para toda a família e para todas as idades”.
Descida de caiaque
Para o dia 15 de agosto está marcada a 8.ª edição da Descida do Cávado pelo Ambiente, promovida pela Associação de Desenvolvimento Desportivo do Vale do Homem. A iniciativa tem início marcado para as 14 horas na zona fluvial de Dornelas e a chegada acontecerá, pelas 17.30 horas, no parque de lazer de Barreiros. A partir das 17 horas, também em Dornelas, acontece uma “Festa ao Pôr do Sol”, também integrada nesta programação.