
O festival decorre entre os dias 14 a 17 deste mês
Foto: Direitos Reservados
Festival cumpre 22.ª edição com a participação de cinco restaurantes. Preços sem alterações em relação ao ano passado.
Cinco restaurantes vão marcar presença na 22.ª edição do Festival das Papas de Sarrabulho de Amares, que acontece por ocasião do Carnaval, entre os dias 14 a 17 deste mês, com a expectativa de receber cerca de 30 mil visitantes. O evento mantém os moldes habituais e os preços do ano passado, com o menu completo a custar 15 euros.
Segundo o presidente da Câmara de Amares, Emanuel Magalhães, o principal objetivo da iniciativa, organizada em parceria com a Associação Empresarial de Braga (AEB), é "potenciar" o território como "destino turístico", numa aposta que deve privilegiar a qualidade para que "quem vem queira regressar" noutras ocasiões.
"Queremos criar um efeito multiplicador no território para todo o ano, posicionando Amares como referência gastronómica como destino de excelência, associada aos vinhos", salientou o autarca, esta terça-feira, na conferência de imprensa de apresentação de um "evento consolidado e de referência" no concelho.
Realizada numa tenda de grandes dimensões junto ao mercado municipal, a iniciativa conta com a participação cinco restaurantes: Restaurante de Caldelas, Restaurante A Rival, Restaurante Vale do Homem, Tasquinha Tomadas e Restaurante do Fernando. Juntam-se vários expositores e produtores locais, com destaque também para os vinhos de Amares.
Quanto aos preços, tal como no ano passado, o menu completo custa 15 euros. A porção de papas de sarrabulho tem um preço de 6,5 euros, o mesmo custo do prato dos acompanhamentos (rojões, tripas e farinhatos), enquanto a tigela de vinho fica por dois euros. A garrafa de vinho custa oito euros.
Meio milhão de impacto
De acordo com as previsões apresentadas pelo presidente da AEB, o certame poderá gerar, nos quatro dias, um impacto económico de mais de meio milhão de euros, um "número muito interessante", até tendo em conta o investimento realizado, que é de cerca de 80 mil. "Manter os preços é um ato de coragem dos empresários", defendeu Daniel Vilaça.
O Festival das Papas de Sarrabulho de Amares abre no dia 14 às 12 horas e funcionará até às 23 horas, tal como nos restantes dias, à exceção do último, em que o encerramento acontece às 20 horas. Na terça-feira de Carnaval, como habitualmente, voltará a sair à rua o desfile carnavalesco, a partir das 15.30 horas, entre a Rotunda do Autarca e o edifício da Câmara Municipal, com organização do Clube Desportivo Recreativo e Cultural Amarense. "Cores" é o tema da edição deste ano.

