Verba monetária será repartida entre o Hospital de S. João, no Porto, e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel. Ao todo, 2800 atletas participaram numa corrida sem sair de casa e o valor de inscrição representou um donativo.
Corpo do artigo
Um grupo de 15 amigos aficionados pelo "running" angariou 30 mil euros, no espaço de 20 dias, através de uma corrida solidária virtual. A verba, conseguida através da prova "Kilómetros em Casa", vai ser distribuída em partes iguais pelo Hospital de S. João, no Porto, e pelo Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, atualmente no combate à pandemia de Covid-19.
"Como, neste momento, não é possível fazer provas de corrida, trail ou BTT, esta comunidade organizou-se para realizar um evento solidário e que tivesse um caráter engraçado, dentro das normas emanadas pela DGS", explica Alexandre Costa, da organização, ao JN.
A prova decorreu este domingo e reuniu 2800 inscritos, sendo que cada pessoa contribuiu com o valor que entendeu. O objetivo era cada atleta percorrer a maior distância possível em quatro horas de prova, num espaço confinado em casa. Cada participante escolheu a modalidade que pretendeu exercitar.
"Como a maior parte de nós é do Norte, entendemos apoiar estes dois hospitais, uma vez que dão resposta a muita gente", justifica o também o presidente da Junta de Freguesia de Paços de Ferreira e atleta do Paços Runners.
A plataforma vai estar aberta durante mais uma semana para donativos fora do contexto da prova.
https://www.facebook.com/kilometrosemcasa/posts/124532375869808:0