O cemitério de Vila das Aves, no concelho de Santo Tirso, foi ampliado num investimento de quase 300 mil euros. A obra incidiu sobre uma área de cerca de 500 metros quadrados e criou capacidade para a construção de 128 novas sepulturas.
Corpo do artigo
A Câmara de Santo Tirso inaugurou, agora, a ampliação do cemitério de Vila das Aves, cuja intervenção veio dar resposta a uma necessidade já há muito identificada pela população. A empreitada de ampliação abrangeu uma área de 532 metros quadrados, criando capacidade para 128 novas sepulturas, organizadas em dois cantões distintos: o primeiro com 68 sepulturas, distribuídas em quatro filas, e o segundo com 60. Além disso, a obra contemplou o reordenamento da zona exterior, através da criação de novas áreas de estacionamento, da instalação de mobiliário urbano e da plantação de árvores.
Para o presidente do Município de Santo Tirso, este “é um espaço que é de todos: onde repousam memórias, onde se honra o passado, onde cada pedra carrega afetos e histórias de vida”.
“A ampliação do cemitério é muito mais do que uma resposta a uma necessidade. É um gesto de humanidade e de respeito coletivo. É a forma como dizemos, com obras, que a memória tem lugar. Que quem partiu continua presente na paisagem do nosso dia a dia. Que cuidar deste espaço é, também, cuidar de quem somos”, afirmou Aberto Costa.