Sofia Escobar e Cuca Roseta já participaram em concertos anteriores para reunir fundos para recuperar um edifício religioso pequeno, mas muito ligado à cultura da Cidade Berço.
Corpo do artigo
A voz dos Deolinda vai atuar, em Guimarães, no dia 14 de dezembro, num concerto que tem como objetivo angariar fundos para a reabilitação da Capela de Nossa Senhora da Conceição, um monumento do século XVI que guarda preciosidades como um órgão do século XVII. O espetáculo está marcado para as 21 horas e trinta minutos, na igreja paroquial.
A Capela de Nossa Senhora da Conceição, uma construção que remonta ao século XVI, está classificada como Património de Interesse Público e está ligada à romaria com o mesmo nome, que acontece a 8 de dezembro, e às Novenas, um número das festas dos estudantes de Guimarães - as Nicolinas.
Depois dos espetáculos de Sofia Escobar e de Cuca Roseta, a paróquia promove agora um terceiro concerto, para reunir fundos para a recuperação deste património, com Ana Bacalhau. Os bilhetes estarão brevemente à venda na Bilheteira online (www.bol.pt) nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, Plataforma das Artes e da Criatividade, Casa da Memória, Loja Oficina e no Multiusos de Guimarães
Numa primeira fase, foi feita uma intervenção estrutural que contemplou a conservação e restauro dos telhados, paredes e soalhos, da torre sineira, da sacristia e do anexo com ligação à capela, tendo-se iniciado o restauro dos painéis de azulejos e dos altares (mor e laterais). Para estas obras, além dos valores angariados nos concertos anteriores, contribuíram verbas reunidas pelos paroquianos, doadas por beneméritos, particulares e privados, e fundos da própria fábrica da igreja da paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
“A dimensão e o custo da preservação da Capela obriga a um esforço permanente na angariação de meios para viabilizar todas as fases da reabilitação”, salienta o padre Leonel Cunha. A segunda fase das obras, orçada em 200 mil euros, passa pelo restauro da tribuna, do órgão ibérico do século XVII e da talha dourada, entre outras intervenções de menor escala.