Transportes e Mobilidade, Habitação, Ambiente e Urbanismo serão as prioridades do do cabeça de lista da CDU à Câmara de Gaia nas eleições autárquicas deste ano, André Araújo. A candidatura foi anunciada nesta quarta-feira.
Corpo do artigo
“Os sucessivos mandatos autárquicos mantiveram Vila Nova de Gaia - o terceiro concelho mais populoso do país - deixaram como herança um território desigual e com um desenvolvimento económico, social e cultural que não está à altura da sua importância”, diz a CDU, considerando que no município subsistem “injustiças e desigualdades que urge superar”.
“Ao longo do presente mandato, a CDU destacou-se na proximidade com a população, o movimento associativo e a forças vivas do concelho, sendo a voz dos seus problemas e anseios nos órgãos autárquicos”, acrescenta a coligação, em comunicado, assumindo-se como “oposição forte, séria e construtiva, uma voz insubstituível onde tem representação e uma voz necessária nos órgãos onde não está representada”. Neste mandato, a CDU não tem qualquer vereador no Executivo.
A partir de segunda-feira, a CDU vai promover uma Jornada de Trabalho no concelho, com a participação de André Araújo. O programa inclui “um conjunto significativo de reuniões com associações e instituições, visitas e ações de contacto com utentes de serviços públicos e trabalhadores”. A Jornada de Trabalho culminara com uma sessão pública, a realizar no dia 24 de janeiro, às 21 horas, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, cujo enceramento estará a cargo de André Araújo.
Artista e investigador, André Araújo nasceu no Porto, tem 25 anos e nasceu no Porto, mas cresceu, estudou e vive em Vila Nova de Gaia. Licenciou-se em Jazz no Conservatório Real de Bruxelas e é mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro e frequenta o Doutoramento em Criação Artística na mesma instituição. No atual mandato, integra a Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia e a Assembleia de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso.