
Andrea Silva é vereadora a tempo inteiro desde 2009
Foto: Direitos Reservados
A vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, será a candidata do PSD à presidência da Câmara da Póvoa de Varzim.
O nome foi aprovado “por unanimidade e aclamação” por cerca de 150 militantes do partido. Andrea Silva tem 45 anos, entrou na autarquia poveira em 2006 como secretária do gabinete de apoio à vereação e é vereadora a tempo inteiro desde 2009.
O atual presidente da Câmara da Póvoa, Aires Pereira, sairá em setembro, já que, fruto da lei de limitação de mandatos, não poderá voltar a concorrer à liderança da autarquia. O edil está desde 1989 no executivo. Foi vereador das Obras e do Ambiente e, entre 1994 e 2013, vice-presidente. Sem surpresas, em 2013, sucedeu a Macedo Vieira na presidência. O PSD, recorde-se, lidera a autarquia desde 1989.
Agora, muito se falou sobre a sucessão. O vice-presidente e vereador da Educação e da Cultura, Luís Diamantino, e Andrea Silva eram os nomes mais fortes. A idade avançada do vice-presidente e a necessidade de dar início a um novo ciclo terão pesado na escolha da vereadora da Coesão Social.
A também vice-presidente do PSD/Póvoa diz-se feliz “pelo voto de confiança” e compromete-se a “continuar a servir as pessoas”.
Já o presidente da Câmara e líder da concelhia social-democrata garante a “grande mobilização” do partido em torno de Andrea Silva. O PSD reconhece a “mudança geracional”, mas diz-se “mobilizado, energizado e preparado para continuar a transformar a Póvoa”.
Andrea Silva é licenciada em Relações Internacionais. Acumula os pelouros da Coesão Social, Recursos Humanos, Modernização Administrativa e Gabinete do Munícipe. Foi líder da JSD, presidente da concelhia social-democrata e, desde abril de 2024, vice-presidente.
A restante equipa, bem como os cabeças de lista à assembleia municipal e juntas de freguesia serão apresentados, publicamente, durante o mês de março
