Os animais podem ajudar a combater o isolamento social dos mais velhos. É com essa premissa que a Câmara de Gondomar está a promover o projeto “Gondo P.E.T. – Promover o Envelhecimento de Tod@s”, dirigido a pessoas com 60 ou mais anos, residentes no concelho.
Corpo do artigo
O programa prevê duas formas de participação: a adoção gratuita de um animal do Centro de Recolha Oficial de Gondomar ou a participação em atividades de voluntariado na área da proteção animal em entidades parceiras do município. Os interessados podem participar em ambas as vertentes do projeto.
“No caso da adoção, os animais são entregues com vacinação, desparasitação, identificação eletrónica, esterilização e aulas de socialização (no caso dos cães), permitindo aos participantes acolher um companheiro de quatro patas com todas as condições de saúde e bem-estar asseguradas”, refere a autarquia.
No âmbito do voluntariado, os participantes podem colaborar com as associações VivaAnimal – Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e Associação Animais da Quinta. As atividades serão adaptadas a cada utente.Quem estiver interessado em integrar este programa, que tem financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, deve contactar a Câmara de Gondomar através do número de telefone 224 660 500 ou do email geral@cm-gondomar.pt. Pode, ainda, deslocar-se à Divisão de Desenvolvimento Social, mas com marcação prévia.