Figura virtual é atração do Centro Interpretativo do Barroco instalado em templo de Arcos de Valdevez.
Corpo do artigo
"Onde é que está o anjo?", pergunta intrigado um técnico da empresa de tecnologia Edigma, com uns hololens (óculos de realidade aumentada) colocados e de nariz no ar na igreja do Espírito Santo, em Arcos de Valdevez. Gesticula, numa mímica estrambólica. Junta e separa as pontas dos dedos, rabisca, prime botões no invisível, e, finalmente, diz: "Ah, está ali. Coloque os óculos e olhe a janela".
A ideia era mostrar um ser celestial que paira e olha fixamente as visitas. Trata-se do holograma de um anjo em desenho animado, batizado de "Asinhas", criado para guiar os visitantes no novo Centro Interpretativo do Barroco, inaugurado naquele templo. O projeto incluiu, além de tecnologia avançada, a reabilitação total da igreja, num investimento de um milhão de euros. Além de espaço de visita autónomo, o centro também funciona como porta de entrada da Rota do Barroco, que abrange 40 monumentos da região.
Abrir portas
"Isto é uma revolução. É abrir as portas das nossas igrejas para uma outra realidade", considerou Aventino Freitas, pároco da vila, comentando: "O Asinhas é muito divertido. Temos a ideia do anjo do Barroco de um menino gordinho, acanhado, mas acho que fizeram uma versão mais animada, que vai ajudar todas as faixas etárias a fazer um melhor acompanhamento dos conteúdos da igreja. A imagem está bonita e o projeto é feliz". Adiantou ainda que o Centro Interpretativo "salvou da degradação" a igreja do Espírito Santo.
Nuno Soares, o chefe de divisão de ação cultural da Câmara, explica que o anjo está presente na realidade virtual, com recurso a tablet (há 15) ou ao telemóvel (com uma aplicação para Android e IOS), e em realidade aumentada. Dentro da igreja, foram mapeados cerca de 50 pontos explicados pelo "Asinhas".