A antiga escola primária situada na ligação entre as ruas do Tâmega e do Corgo, em Paranhos, no Porto, vai reabrir como creche e espaço centífico aberto a crianças e jovens.
Corpo do artigo
O estabelecimento, que fechou portas há cerca de 30 anos, foi reabilitado pela empresa municipal Domus Social, numa intervenção orçada em 600 mil euros e seguindo o projeto desenhado pela JF&GP Arquitectura e Design, sob responsabilidade de João Fonseca.
O edifício acolherá, agora, a creche da Adarsol - Associação para o Desenvolvimento de Atividades Relacionadas com a Solidariedade e um laboratório do IPATIMUP - Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, dedicado ao público infanto-juvenil.
"Com data de construção de 1939, a escola primária agora reabilitada já tinha fechado portas na década de 90. O objetivo da intervenção da Domus Social foi reestabelecer o ordenamento funcional do edifício e dos espaços exteriores, que se perderam ao longo dos tempos, resultando numa ocupação dispersa e desintegrada do espaço, sobrepondo-se programas, percursos e acessos", sublinha a Câmara do Porto.
Com as novas valências, o edifício passa a ter os dois pisos a funcionar de forma independente, com acessos distintos. No piso térreo fica a creche para famílias em situação de vulnerabilidade social; no piso superior fica o laborarório do IPATIMUP, que ali já tinha levado a cabo um projeto de ensino experimental, em 2007.
"No rés-do-chão, a creche foi projetada para ter acesso direto ao pátio e jardim, com espaços interiores divididos em unidades autónomas para diferentes faixas etárias. Adicionalmente, conta com uma cozinha e outras áreas para convívio e atividades. O piso superior mantém a sua organização anterior à obra, com duas salas de experimentação laboratorial, mais um apoio de arrumos com sanitários e copa de funcionários. A novidade é que passa a dispor dum acesso independente ao exterior através duma galeria coberta e uma varanda com escadas que levam a uma praça comum, localizada na parte frontal do edifício", detalha o Município.