
Centro Tecnológico e de Empreendedorismo (CTE) de Tondela vai ser inaugurado amanhã, sexta-feira
Foto: Direitos reservados
Um antigo armazém de vinicultores do Dão foi transformado numa casa de conhecimento tecnológico e empreendedorismo para atrair talentos e servir as necessidades das empresas.
O Centro Tecnológico e de Empreendedorismo (CTE) de Tondela vai ser inaugurado amanhã, sexta-feira, numa cerimónia que contará com o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida. O CTE representou um investimento de 3,6 milhões de euros, apoiado por fundos comunitários do programa Centro 2020.
A ideia incluiu a reabilitação do antigo armazém da Federação dos Vinicultores do Dão e área envolvente, que foram transformados num centro tecnológico e de empreendedorismo, contendo, ainda, um edifício de três pisos com espaço multifuncional para eventos, uma cafetaria/bar e cinco alojamentos criados a partir de antigas cubas de vinho. O imóvel principal tem laboratório e salas para reuniões e formação.
"O projeto começou a ser delineado há cerca de 10 anos com estudos e consultas ao tecido empresarial da região", lembra a presidente da Câmara, Carla Borges. A fase de construção iniciou-se em 2017, após a aprovação do financiamento e definição do plano estratégico. O CTE "responde a um apelo do setor industrial local, que identificou a necessidade de espaços para investigação, prototipagem e formação avançada", refere.
Para além de promover projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, o CTE vai apoiar a incubação e aceleração de empreendedores e desenvolver ações de formação intergeracional, capacitando jovens e seniores. O objetivo, resume Carla Borges, é "apoiar a modernização tecnológica, aumentar a competitividade e facilitar a captação de talento qualificado", contribuindo para o desenvolvimento do concelho e da região
O Centro está preparado para acolher fisicamente "duas dezenas de empresas ligadas às áreas da tecnologia, indústria 4.0, energias renováveis e serviços digitais", adianta a edil. O edifício tem capacidade para "150 profissionais, permitindo trabalho em simultâneo num ambiente colaborativo".
A edil pretende que o Centro "esteja consolidado entre 2027 e 2029 operando em pleno, após a conclusão da fase de instalação das empresas e dos laboratórios". No entanto, "algumas entidades começarão a funcionar logo após a inauguração". Atualmente, o centro já alberga o "Trilho", um programa educativo, lançado pelo município e desenvolvido pela associação Topsail, que combina tecnologia e criatividade, e é frequentado por mais de 50 jovens.
O equipamento terá cinco alojamentos criados a partir de antigas cubas de vinho, para acolher "investigadores, empreendedores e profissionais em mobilidade". Esta valência, acredita Carla Borges, "é essencial para atrair talento nacional e internacional, garantindo condições para estadias temporárias".
Inauguração promete
O programa de inauguração, amanhã, inclui a apresentação do projeto, uma mesa-redonda e uma conversa com empreendedores.
Subordinado ao tema "A inovação está no Centro" a iniciativa tem início marcado para as 9.45 horas, com a receção aos convidados, seguindo-se a abertura pela presidente da Câmara e o orador principal Nuno Mendonça, vice-reitor para Inovação da Universidade de Coimbra, que abordará o tema "Inovar com Ciência". "Como voz da academia, traz uma visão prática e estratégica sobre como a investigação científica pode evoluir para soluções concretas, gerando startups, spin-offs e parcerias que impulsionam a inovação", justifica Carla Borges.
Para as 11 horas está marcada a mesa-redonda "Ideias: como se desenvolvem e financiam". "Com a participação da CCDR-C, AICEP e TecParques, visa identificar programas e instrumentos de financiamento, bem como destacar mecanismos que promovam a atração de investimento", perspetiva a presidente da Câmara.
Pelas 11.45 horas terá início o terceiro e último painel dedicado ao "Futuro: sem fronteiras, mas com rede", momento em que a autarca apresentará oficialmente o Centro Tecnológico e de Empreendedorismo . O encerramento estará a cargo do ministro Castro Almeida.

