Antigo autarca socialista em Vila do Conde integra agora lista do PSD à Póvoa de Varzim
Foi 16 anos vereador do PS e, em 2017, cabeça de lista socialista por Vila do Conde às autárquicas. Perdeu para a independente Elisa Ferraz. Em abril de 2018, foi trabalhar para a câmara da vizinha Póvoa de Varzim, liderada pelo social-democrata Aires Pereira. Agora, é 5.º na lista do PSD à autarquia poveira.
Corpo do artigo
António Caetano é uma das grandes surpresas da lista de Andrea Silva. A outra é Octávio Correia, o ex-diretor da rádio local "Onda Viva". Dos atuais vereadores em funções, apenas Andrea Silva - vereadora da Ação Social e agora cabeça de lista - e Marco Barbosa - vereador da Gestão Urbanística e Juventude - se mantêm. Tudo o resto são caras novas.
António Caetano é engenheiro civil. Era já militante do PS, quando entrou na Câmara de Vila do Conde, pela mão de Mário Almeida, em 2001, como vereador das Obras Municipais. Fez três mandatos, primeiro, sob a liderança do histórico socialista, depois como número dois de Elisa Ferraz. Nas eleições autárquicas de 2017, Elisa rompeu com o PS e decidiu avançar como independente. Caetano foi o escolhido pelos socialistas para o combate. Perdeu e a sua derrota pôs fim a 40 anos de governação do PS no concelho.
Seis meses depois, iniciou funções como gestor de contrato na Câmara da Póvoa, liderada pelo social-democrata e amigo Aires Pereira. Ao longo de quatro anos, Caetano recebeu 163 200 euros. Há um ano, o Tribunal de Contas (TC) considerou a contratação por ajuste direto "ilegal". O acórdão dizia haver "violação das normas da contratação pública" e sancionava o presidente Aires Pereira e o vice-presidente, Luís Diamantino, com uma multa entre os 2550 e os 18360 euros.
A Câmara da Póvoa contestou, mas "pelo sim, pelo não", interrompeu a prestação de serviços. No dia seguinte, voltou a contratar Caetano como secretário da presidência. O engenheiro civil foi responsável, entre outras, pela obra da recém-inaugurada Póvoa Arena.
Pelo meio, em julho de 2019, Caetano demite-se da vice-presidência da concelhia do PS de Vila do Conde. Ainda terminou o mandato como vereador sem pelouro, mas acabou por afastar-se do partido em 2021, em divergência com a nova liderança de Vítor Costa (que havia de reconquistar a autarquia para o PS).
Agora, é 5.º na lista de Andrea Silva. Recorde-se que, em 2021, o PSD elegeu sete dos nove mandatos na Câmara da Póvoa de Varzim, tendo o PS ficado com dois.
Na lista "laranja" estão, por ordem, Octávio Correia, Marco Barbosa, Carina Moreira, António Caetano, Silvana Pontes, Alexandre Galiza, Rui Leal, Inês Penteeiros, Margarida Sousa Lima, Alberto Coelho e Teresa Costa. Aires Pereira, que fruto da limitação de mandatos não pode voltar a encabeçar a lista, é agora candidato à Assembleia Municipal