Imóvel devoluto há quase duas décadas vai ser demolido. Câmara de Lisboa aprovou outra unidade hoteleira em Belém e dois condomínios de luxo em Alcântara e Marvila.
Corpo do artigo
O antigo Hospital do Desterro, devoluto desde 2007 e para o qual chegou a haver planos de habitação acessível e de âmbito cultural, vai ser transformado num hotel. A proposta do projeto de arquitetura para obras de ampliação e demolição neste imóvel foi aprovada, esta sexta-feira, na reunião extraordinária da Câmara de Lisboa, na qual foram viabilizados, ainda, um hotel de três estrelas, em Belém, e dois condomínios de luxo, em Alcântara e Marvila. Dois dos empreendimentos serão construídos em zonas com risco de cheias.
O antigo Hospital do Desterro - desativado desde 2006 - foi vendido pelo Estado, em dezembro de 2021, ao grupo Mainside por 10,5 milhões de euros para a construção de um hotel. Para o edifício público, chegou a estar prevista habitação a preços acessíveis, no âmbito do Programa de Ação Territorial da Colina de Santana, mas nunca se concretizou. O destino do imóvel com mais de 400 anos, onde também funcionou um convento até 1834, será mesmo um empreendimento turístico denomidado Hotel da Olaria do Desterro.