O edifício do antigo Hospital Maria Pia, no Porto, vai tornar-se oficialmente num monumento de interesse municipal, anunciou, esta quarta-feira, a Câmara Municipal, que quer preservar o imóvel, que se encontra degradado e vandalizado, como "lugar de memória" da cidade.
Corpo do artigo
Com o despacho camarário emitido do passado dia 11 de dezembro, a classificação será publicada "ainda este mês, em Diário da República", avança a Autarquia, sublinhando que esta iniciativa tem "plena justificação fundamentada nas referências socioculturais que a estrutura mantém na identidade portuense".
Recorde-se que o imóvel, de traça neoclássica, encontra-se desativado desde 2012, altura em que todos os serviços do Hospital Maria Pia foram transferidos para o recém-inaugurado Centro Materno-Infantil do Norte. Será, agora "preservado como "lugar de memória" da cidade"", refere a Câmara do Porto, que ratificou a decisão final após consulta pública.
"A memória do Hospital de Crianças Maria Pia representa, para o Município, um valor cultural de significado relevante, uma vez que se configura como legado que se edificou no relacionamento que a fábrica deste hospital estabeleceu com a população que serviu e com a evolução da prática da medicina pediátrica, encerrando valores culturais, humanos e técnicos que, pelos seus contributos para a sociedade, importam preservar através da salvaguarda formal do seu lugar de memória", refere o presidente da Câmara do Porto, em despacho.
Para Rui Moreira, a classificação como monumento de interesse municipal "representa uma mais-valia enquanto testemunho temporal, material e imaterial de anteriores processos edificatórios e socioculturais que participaram na memória coletiva portuense".
No edital para consulta pública, publicado em outubro passado em Diário da República, o Município reconhecia no edifício "valores de memória, autenticidade, originalidade e singularidade, temporalmente edificados sobre valores de cultura, humanos e técnicos", e que "a sua materialidade encontra forma no volume administrativo deste hospital, de feição neoclássica e aspetos decorativos românticos oitocentistas".