Antigo hotel de São Martinho do Porto em chamas
Segundo a Proteção Civil, o fogo está circunscrito ao edifício do antigo Hotel do Parque, imóvel icónico da vila.
Corpo do artigo
O edifico do antigo Hotel do Parque, em São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça, está a arder. O incêndio deflagrou pelas 16.35 horas e mobiliza, neste momento, 28 operacionais de quatro corporações de bombeiros.
Fonte da Proteção Civil avançou ao JN que as chamas estão circunscritas ao edifício em causa, não tendo alastrado aos imóveis vizinhos. Para já, desconhece-se a origem do incêndio, que está a ser combatido por elementos dos bombardeiros de São Martinho do Porto, Caldas da Rainha, Nazaré e Alcobaça, apoiados por 11 viaturas.
O edifício foi construído em 1910 para habitação do seu primeiro proprietário, que regressou à vila depois de ter feito fortuna no Brasil. Mais tarte, o imóvel foi convertido numa pensão - a Pensão Rosa - e depois num hotel, com o mesmo nome, antes de passar a chamar-se Hotel do Parque.
Localizado na Rua General Carmona, o edifício conjunta Arte Nova e Arte Deco e funcionou até aos anos 90 do século XX. Recentemente, o Jornal de Leiria noticiou que a Câmara Municipal de Alcobaça está a analisar um projeto que prevê a requalificação do edifício, mas a autarquia não divulgou ainda informação sobre o processo.
