O antigo presidente da Concelhia do PSD de Gaia Firmino Pereira apelou aos militantes para que não participem nas eleições para aquele órgão marcadas para 30 de outubro.
Corpo do artigo
O social-democrata, que foi vereador na Câmara de Gaia durante 28 anos e chegou a ser vice-presidente, dirigente nacional do PSD e deputado na Assembleia da República diz que se trata de um "ato eleitoral fantoche", marcado em cima da hora para inviabilizar qualquer projeto alternativo.
O presidente da Concelhia, Cancela Moura, anunciou a sua renúncia após a derrota nas eleições autárquicas. O fraco resultado face ao socialista Eduardo Vítor Rodrigues, que avança para o terceiro mandato à frente do Município, levou Cancela Moura a deixar a liderança da Concelhia do PSD.
Para Firmino Pereira, Cancela Moura provocou a marcação de eleições para daqui a um mês, como forma de fugir ao debate interno e garantir que não aparece um projeto alternativo. O antigo vereador sublinha que não foi marcada qualquer Assembleia de Militantes para se explicarem as razões do insucesso eleitoral.
"Cancela Moura não pode concorrer à Concelhia nesta eleição porque os estatutos o impedem por ter exercido três mandatos consecutivos. Com o seu apurado requinte antidemocrático, vai arranjar agora um 'pau de vassoura' que seja o continuador do seu legado de destruição e ruina em que deixa o PSD de Gaia", acusa Firmino, numa declaração política particularmente dura para com o líder cessante.
"O PSD de Gaia morreu nas mãos de Cancela Moura, resta a Cancela Moura como verdadeiro "agente funerário" conduzir o cadáver do PSD de Gaia ao crematório para que possa ficar com as suas cinzas", afirma.
"Os militantes de Gaia não têm um partido livre e aquilo que têm é um partido pessoal e de laivos de ditadura que é conduzido por um militante que está a mais na vida politica partidária", conclui, no apelo à não participação no ato eleitoral.
O JN contactou Cancela Moura, que preferiu não prestar declarações.
Além de da Direção, também a Mesa do Plenário da Concelhia de Gaia do PSD demitiu-se. As eleições foram convocadas pela Distrital.