Antigo Raf Park em Matosinhos vai ser um laboratório de investigação
Câmara de Matosinhos quer reflorestar o Monte de São Brás para fazer parte do Corredor Verde do rio Leça. Concurso de planeamento estratégico lançado dentro de dois meses.
Corpo do artigo
A Câmara de Matosinhos quer criar um laboratório de investigação, ao nível ambiental e da agricultura, no local onde foi construído o Raf Park, em Santa Cruz do Bispo. Para o efeito, vai ser lançado, entre maio e junho, um concurso de planeamento estratégico, que envolve também a reflorestação do Monte São Brás, até ao Corredor Verde do rio Leça. Pretende-se avançar com as demolições e as primeiras plantações até ao final do corrente ano. O projeto é para ser concretizado no espaço de uma década.
Designado por Laboratório da Paisagem, esse espaço de investigação deverá dedicar-se ao estudo da qualidade das águas e ribeiros do concelho, ao tratamento dos solos e agricultura ou ambiente. “Matosinhos ainda tem uma área agrícola e rural muito grande mas a vertente da alimentação é sempre deixada um pouco para trás”, diz a vereadora do Ambiente.