Numa curta viagem entre as estações de metro da Trindade e da Casa da Música, no Porto, o primeiro-ministro, António Costa, será um dos primeiros a circular numa das 18 novas composições do metro do Porto. O governante seguirá acompanhado por vários ministros, a um dia da dissolução formal do Governo.
Corpo do artigo
Está marcada para as 11 horas desta quarta-feira a entrada oficial em operação da primeira das 18 novas composições do metro do Porto encomendadas à China Railway Rolling Stock Corp (CRRC). A viagem de estreia do novo veículo ficará marcada pela presença do primeiro-ministro, António Costa, o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, e possivelmente vários outros governantes. Isto, a um dia da demissão formal do Governo.
A ida dos governantes à cidade justifica-se pela realização de uma reunião de Conselho de Ministros nesta quinta-feira.
Também o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, deverá participar na viagem de estreia da nova composição do metro. Recorde-se que este novo veículo foi já apresentado à população em fevereiro deste ano. Esteve de portas abertas durante um fim de semana na estação da Trindade.
A composição ficará em circulação, após a viagem de estreia, na Linha Verde (entre Campanhã e o ISMAI) e no tronco comum (entre Campanhã e a Senhora da Hora) da rede do metro do Porto. Dos 18 veículos encomendados, a Metro do Porto dispõe de 15, dos quais dez receberam já certificação para circular. As restantes três composições deverão chegar ao Parque de Material e Oficinas de Guifões, em Matosinhos, ainda este mês.
Durante a tarde, o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro fará também uma visita ao viaduto que garante o prolongamento da Linha Amarela em Gaia, entre a estação de metro de Santo Ovídio e a de Manuel Leão.