O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), António Cunha, foi o designado para presidir à Comissão de Honra das festas de Nossa Senhora da Agonia, que vão decorrer de 14 a 22 de agosto em Viana do Castelo.
Corpo do artigo
A informação foi divulgada esta terça-feira pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luis Nobre, dando conta que o convite para o lugar, que todo os anos é dirigido a figuras publicas, visa o "reconhecimento do trabalho e dedicação [de António Cunha] em prol de Viana do Castelo, da região Norte e do país".
Segundo o autarca, António Cunha tem forte ligação a Viana do Castelo e tem sido, ao longo dos anos, presença assídua na rainha das romarias enquanto antigo reitor da Universidade do Minho (Minho) e atualmente enquanto presidente da CCDR-Norte.
O líder da CCDR-N nasceu em 1961, é filho de pais naturais da freguesia de Deocriste, em Viana do Castelo. Luis Nobre contou que em reação ao convite que lhe foi dirigido, António Cunha terá referido que já participa na romaria d"Agonia "desde que se encontrava na barriga da mãe".
A presidência da Comissão de Honra das festas de Nossa Senhora da Agonia há muito que é entregue a personalidades do meio artístico, político e institucional. Em 1998 foi presidida por Amália Rodrigues. Também já ocuparam esse lugar na tribuna, a artista Joana Vasconcelos, o antigo embaixador Francisco Seixas da Costa, o ex-ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues, entre muitos outros.