Antigo vice-presidente da Câmara de Murça e atual técnico da Comunidade Intermunicipal do Douro sucede no cargo a Artur Cascarejo, que abandonou funções no início de setembro.
Corpo do artigo
O Conselho de Administração da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT) escolheu António Luís Marques – antigo vice-presidente da câmara de Murça e atual técnico da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro - para ser o novo diretor do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), sucedendo a Artur Cascarejo, que abandonou o cargo, no início de setembro, depois de 11 anos (desde a criação do parque) a exercer as funções.
A decisão foi confirmada ao JN por José Paredes, presidente daquela agência que é constituída pelos cinco municípios da área de abrangência do PNRTV (Alijó, Mirandela, Murça, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães) e ainda pela Movhera. “Foi indicado o nome de António Marques, a direção aprovou por unanimidade a escolha e foi endossado o convite que acabou por ser aceite”, adianta o também presidente do município de Alijó.
José Paredes não quis ainda revelar as razões desta escolha, remetendo para o início da semana outras informações sobre o assunto, acrescentando que a tomada de posse só deve acontecer durante o mês de dezembro, porque “ainda há alguns procedimentos formais a concretizar”.
António Luís Marques também confirmou ao JN o convite para o cargo e a sua disponibilidade para iniciar as novas funções.
“É um desafio que terei imenso gosto em assumir, consciente dos enormes desafios que temos pela frente. Sendo certo que, procuraremos valorizar os ativos que o PNRVT criou, consolidar outros e lançar novos”, refere.
Sobre as atividades do Parque e da Agência, adianta que “os objetivos estão bem definidos, aliás, consagrados na génese da sua criação, que assenta claramente no desenvolvimento do território, a criação de riqueza, fixação de pessoas e capacitação, a conservação da biodiversidade e valorização económica dos produtos e recursos de base local. Nada que não se conheça, mas que tem espaço para crescer”, afirma, remetendo mais declarações para a altura da tomada de posse.
Turismo de natureza
António Luís Marques tem 47 anos, é licenciado em Turismo e Mestre em Marketing Turístico. Atualmente, exerce as funções de técnico da CIM Douro ligado ao departamento de politicas e projetos intermunicipais, cargo que ocupava desde agosto de 2023, altura em que suspendeu o mandato de vice-presidente da Câmara de Murça, onde se encontrava desde 2017, depois de ter sido eleito vereador nas listas do PSD nas autárquicas de 2017 e 2021.
António Marques também é o atual presidente da Organização de Produtores Florestais, Região de Trás os Montes e Alto Douro, já foi diretor nacional da CAP e vice-presidente do Douro Histórico.
O Parque Natural Regional do Vale do Tua foi criado em 2013, como uma das contrapartidas da construção da barragem de Foz-Tua e é financiado com 75% dos três por cento da produção de energia que a concessionária entrega ao vale transmontano, através da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua.
O turismo de natureza é a principal aposta do parque que, nos últimos anos, organizou várias ofertas para visitação, desde percursos pedestres, observação de aves e astronomia, gastronomia, património cultural, rede miradouro, entre outros.
O parque tem também programas de apoio á criação de negócios que têm ajudado a reforçar a oferta a nível de alojamento e restauração.
A área do PNRVT é de aproximadamente 25 mil hectares, situado no Baixo Tua, entre os distritos de Vila Real e Bragança, e integra os municípios de Alijó, Murça (margem direita do rio Tua), Vila Flor, Carrazeda de Ansiães (margem esquerda do rio Tua) e Mirandela.