O antigo selecionador nacional de futebol António Oliveira será o candidato do PSD à Câmara de Vila Nova de Gaia. O cabeça-de-lista à Assembleia Municipal deverá ser Luís Filipe Menezes.
Corpo do artigo
Segundo apurou o JN, o ex-treinador e jogador do F. C. Porto aceitou o convite para concorrer, pela primeira vez, a um cargo político, formalizado pelo presidente dos sociais-democratas, Rui Rio, numa reunião realizada na quinta-feira, na sede do partido no Porto.
Fonte do PSD garante ainda que "o processo de escolha foi avocado pela Direção Nacional, "nem sequer passou pela concelhia".
As negociações decorriam há várias semanas e o antigo internacional português já tinha, inclusivamente, manifestado a amigos próximos a disponibilidade para assumir o desafio, tal como o JN noticiou no início deste mês. Nessa altura, o secretário-geral do PSD e coordenador autárquico, José Silvano, admitiu que Oliveira seria um "bom candidato a qualquer concelho da Área Metropolitana do Porto".
Militante do partido há vários anos e apoiante de Rui Rio desde a primeira hora, António Oliveira, de 68 anos, é uma aposta pessoal do presidente dos sociais-democratas para conquistar a autarquia gaiense liderada, desde 2013, pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues.
Oliveira deverá ter a seu lado, como candidato à Assembleia Municipal, o antecessor do seu adversário. Luís Filipe Menezes, que liderou o município durante 14 anos, estará de regresso à vida política ativa, interrompida nas eleições autárquicas de 2013, em que foi derrotado por Rui Moreira nas eleições para a Câmara do Porto.
Menezes chegou a ser falado como hipótese para encabeçar novamente uma lista do PSD à autarquia portuense, mas o também ex-líder dos sociais-democratas colocou-se fora da corrida. Numa entrevista recente, revelou que tem mantido contacto regular com Rui Rio e que o tem aconselhado em vários temas. As autárquicas, sabe o JN, são um deles: Menezes tem acompanhado de perto o processo, estando envolvido em algumas escolhas do partido.
O líder da concelhia de Gaia, António Cancela Moura, recusou fazer qualquer comentário, garantindo apenas que o cabeça-de-lista será anunciado até 31 de março. Cancela Moura foi o candidato em 2017, ano em que o PSD obteve uma das derrotas mais pesadas de sempre no município.
António Oliveira mantém-se incontactável. Será um dos nomes a serem anunciados em breve pelo partido que já apresentou 23 novos candidatos e confirmou outros 77 presidentes que podem voltar a concorrer ao lugar nas eleições agendadas para outubro.