A semana e meia da data festiva, não há luzes de Natal na cidade de Barcelos.
Corpo do artigo
O presidente da Câmara fala num "atraso nos procedimentos de contratação", a Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB) diz que já há prejuízos no comércio tradicional e a população lamenta que a cidade esteja "mais uma vez atrás das vizinhas", muitas delas com a iluminação natalícia há já quase duas semanas ligadas, como Braga, Famalicão, Esposende ou Guimarães.
João Albuquerque refere que este atraso tem "um impacto muito negativo" no comércio local. "Já se nota, entre os comerciantes, assim como no cidadão comum, algum desânimo por ser a única cidade, de entre as grandes a norte do Porto, sem iluminação", alega aquele responsável.
O presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, explicou, ao JN, que a iluminação será ligada apenas hoje e que "estará até mais bonita do que em anos passados". Embora ontem quase não houvesse estruturas para a sua colocação nas principais ruas da cidade. Quanto ao atraso, o autarca nega qualquer relação com a sua detenção, motivada pelo processo Teia, e explica que desde essa altura (Costa Gomes foi colocado em prisão domiciliária em junho e reposto em liberdade em outubro), que o pelouro da Contratação Pública está nas mãos da vereadora Anabela Real.
Costa Gomes reconhece que o tempo "não foi o desejável" e alega atrasos na consulta prévia. "Quando o valor em causa é acima de 20 mil euros, temos de consultar três empresas, mas aquelas que habitualmente consultávamos foram atraídas por negócios mais vantajosos, nomeadamente na Madeira".
30 mil euros em 2018
Embora não tenha revelado o custo da iluminação de Natal, Costa Gomes disse apenas que seria "ligeiramente acima" do habitual. Segundo o presidente da ACIB, João Albuquerque, esse valor foi, em 2018, de 30 mil euros.
Quem circulava pela cidade ontem percebia que só no edifício da Câmara se percebia que os equipamentos de iluminação estavam ainda a ser colocados. Na Rua Direita ou no Largo da Porta Nova, onde habitualmente a árvore de Natal gigante é colocada, com um corrupio de cores, só há estruturas. Mas com luzes ainda apagadas.
Saiba mais
Início de dezembro
No ano passado, as luzes de Natal acenderam-se a 7 de dezembro. Aconteceu na altura em que foi inaugurado o Pop Galo, o galo gigante de Joana Vasconcelos, na Avenida da Liberdade.
Sem pompa
Este ano, motivado pelo atraso, a Câmara não conta fazer uma inauguração oficial, como é hábito. Ao JN, o autarca afirmou que hoje, ao final do dia, as luzes simplesmente serão ligadas.
Quadrilátero
Das cidades do Quadrilátero Urbano, que engloba Barcelos, Famalicão, Braga e Guimarães, a cidade do Galo é a última a ligar as luzes de Natal, este ano.