Apesar da eletrificação da linha, a ligação Porto-Vigo continua a fazer-se a diesel
A partir de domingo, será preciso fazer um transbordo em Viana do Castelo. Eixo Atlântico fala em "traição" e diz que a CP anda a "alugar sucata" à Renfe.
Corpo do artigo
O Comboio Celta, que faz a ligação entre o Porto e Vigo, ainda é movido por locomotivas com motores de combustão, apesar de a linha estar eletrificada em toda a sua extensão, há vários anos. A partir de domingo, os passageiros terão de fazer um transbordo em Viana do Castelo, para evitar a acumulação de quilómetros nas locomotivas a diesel que obrigaria a que fizessem uma revisão para continuarem a operar.
Questionadas pelo JN, CP e Renfe deram respostas genéricas e não assumiram de quem era a responsabilidade por esta supressão da ligação direta. Xoán Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico, é "totalmente contra" esta situação e o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, prometeu que vai ficar "vigilante" relativamente aos prazos para a reposição do serviço.