A aplicação Navegante continua com falhas no sistema, não permitindo a renovação e o carregamento dos passes. No entanto, a renovação dos cartões pode ser feita em qualquer um dos espaços Navegante e os carregamentos podem ainda ser feitos através do multibanco, nas bilheteiras e na rede Payshop.
Corpo do artigo
Desde terça-feira que a aplicação Navegante, da rede de Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), deixou de funcionar, impedindo os passageiros de renovarem e de carregarem os passes. A TML afirmou, ao JN, que estão reunidos todos os esforços para repôr a situação mas que, até então, ainda não foi possível.
Tudo indica para que tenha sido um ciberataque mas a empresa ainda não têm a certeza se será essa a razão para as falhas no sistema. Além disso, a TML explicou ao JN que já é habitual, nesta altura do ano, existirem problemas da mesma ordem. "É um período de muitos carregamentos, as pessoas habitualmente carregam os passes no início do mês. E além disso, é o período das renovações de gratuitidade dos jovens, que normalmente caduca a 30 de setembro. Este ano alargamos o prazo até 31 de outubro", explicou fonte da TML.
Espaços Navegante
Apesar de não ser possível realizar as renovações e os carregamentos dos cartões na aplicação, há outras soluções.
As renovações podem ser realizadas em qualquer um dos espaços Navegante ou noutro operador de transporte. Os horários das 26 lojas Navegante já tinham sido alargados, estando abertas todos os dias até às 20 horas.
Quanto aos carregamentos, a TML garante que podem ser efetuados em todas as outras opções: espaços Navegante, máquinas de venda automáticas, multibanco e rede Payshop.
O cartão Navegante pode ser usado em todos os transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa, como a rede rodoviária da Carris e da Carris Metropolitana, os comboios da CP e da Fertagus, o Metropolitano de Lisboa, o Metro Sul do Tejo e a rede de autocarros MobiCascais.