A Câmara da Trofa vai assinar, esta quarta-feira, um protocolo com a Cruz Vermelha para financiar o programa Cartão Dá, criado em 2021 para ajudar famílias carenciadas.
Corpo do artigo
Estudante universitário e a trabalhar a tempo parcial para ajudar a pagar as despesas familiares correntes, António refugia-se num nome fictício para não expor a fragilidade vivida entre portas, na Trofa. A mãe está desempregada e tem problemas de saúde, pelo que precisa de alimentação adaptada – mais dispendiosa – para não agravar o estado clínico, e é graças ao Cartão Dá/CVP, da Cruz Vermelha, um projeto que a partir de hoje passa a contar com a comparticipação da Câmara, que a família tem conseguido suportar os custos adicionais com a dieta.
O protocolo entre as duas entidades é assinado às 15 horas, sendo esta “a primeira vez, no país, que uma autarquia apoia o programa, com o próprio município a assumir o financiamento”, destaca Carla Lima, que coordena a delegação da Trofa da Cruz Vermelha e lembra que o projeto nasceu em 2021, sendo até agora apoiado por mecenas. A partir de hoje, porém, passa a contar com o contributo da Câmara, que disponibilizará uma verba anual de 25 mil euros, garantindo, assim, que a ajuda alimentar chega a cerca de 500 munícipes, com uma verba de 50 euros por pessoa.
António e a mãe estão gratos. Usufruem do apoio desde janeiro passado, o que lhes “permite estabelecer um plano para comprar alimentos mais específicos”. Ou que até são comuns, mas “mais caros”, aponta o jovem de 21 anos.
“Este protocolo vem disponibilizar mais um apoio social para aqueles que tanto precisam” e que se encontram “em situação de urgência social”, refere o presidente da Câmara. “Não só resolvemos o presente, como acautelamos o futuro”, vinca Sérgio Humberto, que se congratula por esta ser a “primeira Câmara a apoiar o projeto Cartão Dá”.
Projeto
Lançado em 2021, o Cartão Dá já permitiu apoiar uma centena de pessoas na Trofa com carências alimentares.
Objetivo
Em vez de um cabaz indiferenciado, este programa permite que cada utente possa selecionar os produtos mais adaptados à sua dieta.
Destinatários
Têm sido apoiadas famílias monoparentais, desempregados e idosos em situações frágeis.