A aquisição da ilha dos Moinhos, na zona das Fontainhas, pela Câmara do Porto foi aprovada por unanimidade, esta segunda-feira, pelo Executivo municipal, e o assunto será agora submetido à aprovação da Assembleia Municipal.
Corpo do artigo
A compra da ilha deverá ser efetuada pelo valor de 900 mil euros. Há um ano, a ilha dos Moinhos foi severamente afetada pelo mau tempo, e várias casas ficaram danificadas. A Câmara quer agora adquirir as 32 edificações da ilha, algumas das quais em ruína, para poder intervir naquele local e resolver os problemas causados pelas linhas de água que por ali passam.
"Precisamos de criar ali um conjunto de bacias de contenção que resolvam os problemas naquela zona da cidade", indicou o presidente da Câmara, Rui Moreira, referindo que aquele local sofre de "uma patologia do território" e que só após a estabilização daquela área será possível pensar em projetos destinados à fruição do espaço.
Na proposta levada à reunião de Câmara, o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, justificou a aquisição da ilha com a necessidade de "proceder à adaptação e aumento da resiliência da ribeira do Poço das Patas, através de medidas de estabilização da infraestrutura e de dissipação de energia".