
Aquário encerrou em novembro para intervenções de manutenção profunda
Maria João Gala/Global Imagens
O Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), que encerrou em novembro passado, deverá reabrir ao público no final deste ano. Os peixes morreram e a estrutura precisava de reabilitação.
Corpo do artigo
De acordo com informações avançadas ao JN pela Câmara de Ílhavo, o aquário “encerrou em novembro de 2023 para fins de vazio sanitário e intervenções de manutenção profunda/reabilitação que eram imperativas à data para garantia do suporte de vida aos bacalhaus”. A decisão “decorre de um parecer técnico de uma equipa alargada e especializada em biologia marinha e aquacultura”.
Questionada sobre relatos de que os peixes aparentavam estar doentes das últimas vezes em que puderam ser vistos pelo público, a Câmara confirmou que “contraíram infeções bacteriológicas, o que lhes causou a morte”.
A estrutura está ser intervencionada para que possa reabrir. Ao longo dos últimos meses “decorreram diversas intervenções, sequenciais, de exigência técnica elevada” e foram realizados investimentos no “equipamento essencial à monitorização e acompanhamento do suporte de vida dos peixes”, explica a Câmara. Foi, ainda, “contratada uma técnica especializada em aquacultura para prestar serviços especializados neste âmbito”.
