Arcos de Valdevez atinge 600 km de percursos pedestres com nova Ecovia do Rio Lima
O município de Arcos de Valdevez inaugurou este sábado a nova Ecovia do Rio Lima, com uma extensão de cerca de 17 quilómetros e que em mais de metade do percurso se desenvolve junto ao espelho de água.
Corpo do artigo
Com o novo traçado, mais a Ecovia do Vez, que se estende por mais de 32 km, e somando toda a rede de trilhos espalhados pelo concelho, Arcos de Valdevez soma, atualmente, cerca “de 600 km de percursos perdestes”. É o que afirma, Miguel Rios, técnico superior de Desporto, responsável por esta área na câmara municipal local, e que este sábado orientou uma caminhada inaugural pela nova ecovia.
O traçado começou com em Paçô (Prova) e desenvolveu-se até São Jorge (zona fluvial da Senra), numa extensão de quatro quilómetros. Dali seguiu depois até São Jorge (Barreiro) e ligou a Ermelo (ponte romana, junto ao Mosteiro de Ermelo).
De acordo com Miguel Rios, o novo percurso foi uma ideia do presidente da câmara, João Esteves, para aproveitar um primeiro troço da Ecovia de Ermelo e fazer uma ligação ao centro da vila, criando “uma rede que permita ao caminhante seguir tanto o rio Lima, como o rio Vez, tudo através de ecovias”.
“É uma ecovia que tem 17 km desde o Alto da Prova até Ermelo. A parte inicial de quatro quilómetros que fizemos hoje foi toda feita de raiz e daqui para frente [zona fluvial da Senra, S. Jorge] continua por caminhos existentes, de acesso aos campos ou pelo meio da aldeia, e depois apanha o percurso dos romeiros de Ermelo e, na parte final, entra na antiga ecovia”, explicou o técnico, indicando que o percurso desenvolve-se pela margem direita do Lima, quase sempre sem perder o rio de vista.
“Temos os últimos seis quilómetros junto ao rio e os primeiros quatro também. São cerca de 10 e os outros sete quilómetros é que são mais afastados um bocadinho”, acrescentou.
O traçado passa por quintas de produção de vinho, parques de lazer, observatórios e zonas de passadiço.
Para o autarca João Esteves, a ecovia do Lima vai na continuidade da aposta daquele município de “fazer circuitos juntos aos rios” e que começou com o trajeto da Ecovia do Vez, que se prolongou até Sistelo. E depois, pelo Lima, até ao concelho vizinho, até coincidir com um que estava a ser aberto a partir do litoral em Viana do Castelo, em direção a Arcos de Valdevez. “Criamos um circuito que permite vir da praia do Cabedelo [Viana], por aqui fora e chegar a Sistelo [Arcos de Valdevez]”, indicou, referindo que a ecovia junto ao Lima acrescenta à rede de percursos perdestes que visam “fazer crescer o turismo e a dinâmica económica” no território.